Tuesday, March 13, 2007

Senao bombas, rebocos mal feitos: alguma coisa tem que cair!

Na University of Westminster, onde eu estudo, existe uma disciplina chamada “Broadcasting e sociedade no seculo 20”. Dentro dela, estudamos o que o titulo sugere, obviamente. Pois dia desses, no periodo entre guerras, me perdi na aula imaginando que horror que devia ser ouvir aqueles alarmes anti-aereos e pensar que, a qualquer momento, poderia ser em cima de voce que a bomba iria cair.

Alarmes continuam sendo bem comuns em Londres. Alias, alarmes, sirenes, apitos, zunidos, estrondos… os suditos da Dona Elizabeth adoram um barulho. Avisos sonorous entao tem para tudo. O sinal abre para pedestres, um sinal toca; alguem esqueceu uma mala em algum lugar, sirene de policia; a porta do tube vai fechar, eh aquele “piiiiiiiiiiiiiiii”. “Por favor, mantenha os seus pretences sempre com voce. Ao ver uma bagagem sozinha, avise imediatamente um membro da equipe (do Underground)” eu ouco de cinco em cinco minutos nas estacoes de metro. Tudo muito irritante. Nao eh a toa que os londrinos sao a populacao com maior numero de ipods por habitante. Ta, eu nao sei se isso eh verdade, mas, se nao sao, estao “bloody close”.

Em compensacao, quando a gente precisa mesmo de um alarme, eles nao existem – precisamos contar com a sorte. Ou alguem por acaso ja viu aviso quando homens cafajestes se aproximam? Ja pensou que maravilha? O cara chega perto, um apito comeca e uma voz diz “mind the crap”. Quando a gente vai fazer um mal negocio tambem, seria otimo ouvir um sinal que nos alertasse a bobagem que esta por ser executada.

Infelizmente, existem situacoes que a gente nao consegue evitar. Algo pode ser bom por um tempo e depois simplesmente virar o proprio inferno.

Alugar uma casa em Londres, por exemplo, pode parecer um negocio da China. Contudo, muito cuidado: as residencies londrinas sao do tempo que a rainha ainda usava fraldas (da primeira vez!). Por exemplo: a casa que os meus housemates alugaram um ano atras parecia um baita negocio na epoca. Ontem, o teto desabou no meio da cozinha. Sim! E, segundo a minha pesquisa de campo, isso eh supernormal por aqui.

Entao eu pensei: “claro, Fernanda. Tu escapou das bombas, mas, com todo esse alarde feito diariamente, alguma coisa tinha que cair”. Estou esperando pela minha ficha ainda – quase tres meses em terras britanicas. Bloody hell!

Da serie "sempre lembrando e nunca esquecendo" que a Dami, housemate e nova amiga leytonstonesa, tinha passado 5 horas fazendo faxina pesada em casa - inclusive na cozinha - e, justo quando ela parou de faxinar, tomou banho e jantou, eis que 5 quilos de terra e cimento velhos desabam no meio da casa. "oh nao!", foi o que ela exclamou. Educada, nao?

No comments: