Monday, January 15, 2007

Are you the real thing? Even better than the real thing?

Prometi pra mim mesma que nao faria nenhuma comparacao entre a vida porto-alegrense e a estada londrina. Contudo, a vida eh cheia de quebras de contrato e, que tipo de brasileira seria eu se: 1 – nao reclamasse de meu proprio pais e 2 – honrasse a minha propria palavra (afinal, nem os nossos governantes o fazem). Entao pronto. Eis-me aqui, no bar do Harrow Campus, comparando estupidamente os habitos tupiniquins e britanicos.

Ai eu tinha escrito toda uma historia sobre o meu primeiro dia de aula famequiano, do qual eu me lembro muito bem, passo a passo, comparando as impressoes que eu tive de la com as de hoje. Mas ficou muito grande e massante, alem do que, todo mundo conhece a historia do meu primeiro dia de aula na FAMECOS, de como a Analu, entao com cabelo roxo, foi grossinha e tudo. Pula essa parte entao. Vamos direto as minhas impressoes sobre o primeiro dia de aula na University of Westminster.

Sai de casa duas horas antes do inicio da aula (que se daria as 10h). Isso porque eu moro em Leytonstone (leste da cidade) e a universidade eh em Harrow (noroeste), ou seja, lados opostos da capital. Peguei o tube lotado ate Liverpool Street, onde troquei da Central pra Metropolitan line. Tava tudo tao cheio que ate os polidos ingleses esqueciam o tradicional “I’m sorry” quando batiam uns nos outros.

Para a minha felicidade, a estacao a descer do trem fica dentro do campus, entao, nao precisei me perder. Depois de percorrido o longo caminho entre um verde campo e as casas de estudantes, cheguei a parte interior do predio.

Estranhamente, nao ha um saguao. Eh como um predio commercial, cheio de salas e paredes de vidro. O chao cinza e a luz cinza que vinha do ceu cinza formavam uma imagem demasiado monocromatica e fria pros meus padroes universitarios. Tambem nao havia alunos. Nem barulho. Nem vida.

Como era cedo (o metro levou so 1h ate la, entao eu estava bem adiantada), passei numa lojinha para comprar um caderno (que me salvou na aula depois) e subi a aula. Chegando a sala A4.14, me surpreendeu uma porta chaveada. Um minuto depois, um ruivo baixinho, gordinho, meio careca e de oculos chega cheio de equipamentos eletronicos na mao e uma mochila nas costas. Ele pergunta: “are you in this class” e emenda “the class will begin only at 10h30”.

Desci desconsertada pois ainda faltava uma hora para o entao inicio da aula e descobri o “bar/refeitorio”. Fechei os olhos tentando sentir a luz vermelha proveniente do neon vermelho da coca-cola a qual eu tanto estava acostumada. Ao invest disso, uma porta cinza se abriu e eu pude entrar no salao mais limpo e organizado que ja vi na vida. Chao de laminado maderia-clara, mesas na mesma cor com cadeiras acolchoadas e sinais de “esta mesa deve ser mantida limpa por voce” – surpreendentemente, todas impecaveis. No caixa, ao inves da diva do pop mundial, uma jovem de cabelo preso, bone e uniforme me pergunta o que eu quero. Entre as inumeras opcoes apresentadas, peco um cappuccino pequeno e uma agua sem gas. Tudo muito barato para os padroes londrinos. Sento a uma mesa vazia e comeco a escrever o que voce le agora. Quando levanto a cabeca, uns vinte minutes depois, vejo uma dezena de jovens com seus macbooks sentados e rindo, provavelmente contando aventuras do Holyday’s break.

Finalmente eh hora da aula. Entro na sala, ja uns 18 alunos sentados aguardam o comeco. Mentira. Ja UMAS 18 ALUNAS sentadas… Sim, so ha mulheres. Sento em uma mesa qualquer no fundo da sala. Explicacoes, bla bla bla…

Intervalo. Volto ao bar. Me falta ao ouvido a trilha do U2 com a locucao, ainda um pouco ruim que diz “Frequencia simulada…”. Procurando um lugar para sentar, um guri e uma guria, que eu tinha visto na aula, me chamam a acompanha-los. Feliz, descubro que sao Kathrina, do Kosovo e o germanico Tobey. Eles estudam regularmente em Westminster e devem ter sentido na pele, como eu, os olhares de estranhamento dos britanicos frente a um accent estranho. Conversamos, me apresentaram um chocolate germanico formidavel e voltamos a aula.

A aula foi uma experiencia formidavel. Primeiro porque eu entendi todas as palavras, o que me deu um alivio. Segundo porque ela sera sobre a evolucao do broadcasting (TV e Radio, principalmente) ao longo do seculo 20, bem como o desenvolvimento da sociedade de consume de massa, assunto EXTREMAMENTE util para mim no futuro, calculo. E, finalmente, porque teremos HORRORES de coisas para ler. So da primeira para a segunda aula sao 100 paginas (duplas) com mais 30 complementares. Haja viagem de tube!

No comments: