Monday, January 01, 2007

Sobre( )voos, cliches e teclados sem acentos

Despedidas sao sempre despedidas. Por isso, nao vou me ater a elas, por enquanto.

Depois de um voo tranquilo entre Porto Alegre e Sao Paulo, do qual eu nao lembro muito bem, exceto do sanduiche quente e das pessoas aplaudindo no final, fui parar no salao do aeroporto de guarulhos.

A paulista me recebeu com chuva. Recebeu as (com crase) minhas malas da mesma forma, o que resultou em uma Fernanda enfurecida no balcao da TAM e a bagagem toda molhada.

Bendita hora que eu me enxi o saco das malas, afinal passaria perto de 7 horas no aeroporto, e fui fazer o check in. antes das 16h30, a fila ja tinha perto de 50 pessoas, sendo que o balcao so abria as 18h30. Resultado? Enfadonho demais pra relatar. A parte boa eh vencer a timidez. Conheci um bom punhado de gente nas 3 horas que passei na fila.

Gente!

Nessas horas, gente ate que eh legal. E tinha de tudo quanto era canto. O balcao ao lado, da air China, era a melhor diversao, brigas nipobrasileiras de 5 em 5 minutos, uma maravilha. Quase como se a gente pudesse pegar os personagens do Jaspion (mesmo japoneses) e tentasse faze-los viajar com o Jeca Tatu.

Coisas que eu vi (ou quase):

“Atencao, nao eh permitido o embarque para os EUA carregando isqueiros” Objetos pontiagudos, facas, revolveres e dolares em roupas intimas, no entanto, estao permitidos.

“Essa eh sua ultima chance de embarque para o Rio de Janeiro” Depois disso, soh serao permitidos passageiros rumo aos jogos panamericanos ou de guerra.

Voo a Madrid.

O pior café do mundo! Nao, mentira, Segundo pior. O pior café do mundo eh servido no red hostel, em Mondevideo. Ah, hispanohablantes… Alias, os espanhois sao mal educados mesmo ou eh o nosso “vale” que eh melhor?


Para mais uma chegada cliché, no aviao chegando em Madrid, tocavam musicas medievais europeias, aquelas dos filmes de cavaleiros, sabe?
No aeroporto de Madrid, ninguem faz nada sozinho. Para andar: esteiras (que nem nos Jetsons, como comentou um colega de voo). No banheiro, ate a descarga eh automatica (que susto!). O ambiente parece ser climatizado para cada pessoa, isso porque tinha algumas pessoas de regata e outras de casaco de pele. No saguao, de tudo: judeus ortodoxox dividem esteira com japoneses, coreanos, alemaes, argentinos (inconfundiveis), paraguaios, africanos de bata. Tudo muito cosmopolita, exceto pela casa de cambio que tem a maior fila do mundo e, enquanto se esta nela, uma pergunta (constante por toda a viagem em mim): “ingles ou espanhol”? Era eu uma portadora de passaporte verde-ovila na terra das touradas trocando uma nota que estampava a rainha por outra que tinha o mapa do velho mundo.

Aqui (Madrid), 11h. Resolvi ouvir radio FM.

107.5 - “standing outside the fire”
107.7 – algo muito bom. A radio chama-se RK20 (erre ca veinte)
108 – Hablamos de My Dream… (Radio Vina Flores)
88.6 – programa ensinando a fazer programas de radio
89 – “I can’t help falling in love with you”
91 – Europa FM. E o slogam: “eres lo que escuchas”. Tocava “gangsters paradise”.
99.5 – Maroon 5?!?!?! Ihhhhh
102.7 – “Welcome to the hotel California…”
103.9 – Go, Johnnny, Go…. Johnny: be good.
Aqui tambem tem ecos ridiculos e vozes metalizadas nas propagandas dos programas de radio. Bem feio.


Absurdo!!!!!!
Primeiro mundo que nada! O aeroporto de Madrid es la zona de la puta madre! Imaginem que nao ha avisos sonorous sobre os voos. Alem disso, ele eh tao grande que eh preciso pegar um trem para a travessa-lo. Sim. Tem um trem dentro do aeroporto! Como eu descobri isso? Porque trocaram o meu portao de embarque 10 minutos antes. Como eu descobri isso? Sendo a maluquinha da TV. Obrigada, dona Gisele, por mais esse ensinamento.

Nota: Criancas sabem ser insuportaveis em todos os idiomas. “Are we there yet, mommy?” de 5 em 5 minutos enquanto o meu banco era chutado, pisoteado e estapeado o voo todo. Ao menos aqui elas sabem ir ao banheiro do aviao sozinhas desde os tres anos de idade. Incrivel.

Cansada, musicas natalinas na decolagem me fazem lembrar da minha mae. Chorei. Repito as lagrimas agora quando escrevo neste bloco e assim o farei quando passa-las ao computador.
Agora, 14h05, horario local. Mais musicas medievais europeias e um sol incrivel que so estando sobas nuvens se pod ever por essas bandas me trazem a(com crase) capital inglesa. Se cima, entre as cabecas curiosas dos dois viajantes ao meu lado, vejo uma encantadora mistura de verdes campos e predios acinzentados.
Estou calma, hei de me diverter. Quase descubro de onde os viajantes sao, mas seus misteriosos passaportes nao tem o nome da patria-mae a (com crase) frente.
Encontrei outros brasileiros no voo. Perdidos… me sinto em casa.
Neste voo tudo o que ha para beber ou comer eh pago. Por isso, permaneco com fome e sede, sensacoes que vem e vao aos poucos, dependendo da minha ansiedade. Estamos mesmo pusando. Do que eu falava?

Nota: Aqui ninguem se entende e esse aviao eh o exemplo perfeito disso. Indianos, ingleses, holandeses, espanhois, brasileiros. Nessa Torre de Babel continental, me viro bem. Posso ter uma vantagem por ter 3 e arranhar um quarto idioma. Apesar de as pessoas daqui aparentemente nao ligarem, eh sempre bom ser “polite” e tentar falar o idioma do interlocutor. Nao espero a gentileza de volta.

Rodas no chao. Em Londres, 14h16min. Nove graus.

6 comments:

Anonymous said...

"me enxi"
Das duas, uma. Ou a pessoa tira os pés da terra pátria e desaprende a língua natal, ou teve um ataque de miguxês e vai catar todas as bandas emo da beatleolândia...
Quáquáquá!!!!
Boa chegada, guria!
Arturix

Cris said...

Fê! Meu Deus! que confusão! Mas chegou viva, é o que importa :)

Eu queria esse gelo daí!
Beijos e aproveita!

Eduardo Campos Pellanda said...

Arthur, acho que agora ela vai esnobar e escrever tudo errado em PT. Boa sorte, continua escrevendo. Estamso torcendo por ti. Bjs, Pellanda

Camom said...

adorei a parte da maluquinha da tv. a ana lu me explicou. hihihi

e quando às descargas automáticas, na minha faculdade tb tem :P

beijos

Alexandra & Roger said...

Mas que vidão.....até a descarga é automática..Quanta tecnologia...hahaha. E tu já sabe:saltos não combinam com escadas (nem tenta isso pq não estaremos ai pra te segurar). Boa sorte nesse início de jornada. Estarei aqui acompanhando teus passos (ai, que meigo isso). KKKkkkkkkk. Beijão.

Thais Fernandes said...

Já to loooooooouca de saudade.
(tu nem imaginou que eu fosse ler, né?)
beijo e aproveita.